Foi realizado na tarde de quinta-feira, 14, na Câmara Municipal de Ubatã a 1ª etapa do
programa CIDADE EMPEENDEDORA. Alessandra Brito, consultora SEBRAE, deu inicio
aos trabalhos focando na melhoria do ambiente de negócios, empreendedorismo e
competitividade empresarial.
O comitê Gestor, composto pelo prefeito Tinho do Vale, CDL, ACESU, representantes do poder público e sociedade civil organizada. Terá dois anos de auxilio focado no desenvolvimento empreendedor de Ubatã.
O Programa Cidade Empreendedora
da Bahia é uma estratégia de políticas públicas do SEBRAE/BA para apoiar as
gestões municipais na construção de suas ações para o desenvolvimento local e o
fortalecimento dos pequenos negócios. O programa parte da premissa que as
atividades empreendedoras produzem efeitos positivos nos níveis de renda e
riqueza dos municípios e, portanto, devem ser estimuladas por meio de
mecanismos próprios do setor público que favoreçam a qualidade do ambiente de negócios.
Para realização do Programa é
constituído um Comitê Gestor, composto por representantes do poder executivo e
da sociedade civil organizada, com intuito de acompanhar e monitorar as ações do Cidade Empreendedora no município e
sobretudo garantir que os benefícios da Lei Geral cheguem aos pequenos
negócios, pensar o desenvolvimento a partir das oportunidades locais,
fomentando o empreendedorismo, e pensando em iniciativas que possam fazer com
que os recursos do município sejam otimizados, garantindo a inclusão produtiva,
o crescimento econômico e a emancipação social a partir de seus cidadãos
empreendedores.
O Programa tem como base cinco
eixos de atuação (Inovação e sustentabilidade; Desburocratização; Educação
Empreendedora; Compras públicas; Gestão pública).
“No encontro de hoje foi
discutida a temática de políticas públicas e apresentado ao grupo o formato e
metodologia do programa. Amanhã será realizado um diagnóstico do município, em
cada um dos eixos de atuação do Cidade
empreendedora, com intuito de elaborar um plano de ação, a ser realizada em 2022 e 2023,” afirmou.
“Esse plano de ação será
realizado pelos grupos de trabalho que serão constituídos amanhã, (15)”, disse.
“Os grupos de trabalho (GT) será
formado por técnicos especialistas em suas áreas, detentores do conhecimento e
que possam colaborar com informações e dados, com o diagnóstico e com as
consultorias que serão implementadas.”
“Esse ano teremos as seguintes
consultorias (trilhas):
Sala do Empreendedor
Compras da Agricultura Familiar
Educação Empreendedora
Além de um curso online de 20h
intitulado: Agenda 2030 e a Gestão
Municipal
Em 2023 teremos as outras trilhas,
a saber:
Rede Simples
Compras estratégicas
Além do curso de Gestão pública
4.0"
“E o trabalho com os membros do
Comitê Gestor que será realizado até novembro de 2023”, finalizou Alessandra Brito,
consultora SEBRAE.
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