O município de Ubaitaba notificou na última sexta-feira (06), um caso suspeito de varíola dos macacos. O paciente é adulto. A coleta foi realizada e enviada no último sábado (07), para exame laboratorial no LACEN, em Salvador, a fim de confirmar ou desacatar o diagnóstico. O resultado leva em média 07 dias para sair.
BAHIA
Ao todo, o estado tem 19 casos da doença, sendo 13 em Salvador, dois em Santo Antônio de Jesus, um em Cairu, um em Conceição do Jacuípe, um em Ilhéus e um em Mutuípe. O primeiro caso da Monkeypox na Bahia ocorreu no dia 13 de julho. Ainda de acordo com o órgão de saúde, a Bahia tem 98 casos suspeitos da doença.
O QUE É A VARÍOLA DOS MACACOS?
A varíola dos macacos é uma doença viral rara transmitida pelo contato próximo com uma pessoa infectada. A transmissão pode ocorrer pelas seguintes formas: Por contato com o vírus, de pessoa para pessoa, por materiais contaminados, da mãe para o feto, úlceras, lesões ou feridas na boca.
SINTOMAS:
O período de incubação do vírus se dá por volta de 7 a 21 dias. Após esse período, o paciente apresenta febre alta, mialgia, fadiga, dor de cabeça, cansaço, dor nas costas e aumento dos glânglios linfáticos (uma caraterística da monkeypox que vai diferenciar de outras doenças, a exemplo da catapora).
(Redação: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente)
0 comentários:
Postar um comentário
Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Ubatã Sul Notícias. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.