A Bahia tem 1.196 farmácias populares da Bahia que distribuem absorventes higiênicos gratuitamente para a população vulnerável. Os estabelecimentos, espalhados em 339 municípios do estado, foram cadastrados no Programa de Proteção e Promoção da Saúde e Dignidade Menstrual.
Segundo a Secretaria de Política para as Mulheres do Estado da Bahia (SPM), cerca de 2,5 milhões de pessoas em condições de vulnerabilidade socioeconômica podem retirar os itens gratuitamente nas farmácias. Trata-se de um público-alvo na faixa entre 10 e 49 anos.
“Infelizmente, muitas mulheres, meninas e pessoas que menstruam ainda não têm acesso a esta informação, de que têm o direito a receber gratuitamente os absorventes. Existe uma rede consolidada (…) e é preciso que as beneficiárias tomem pertencimento disso e possam usufruir com toda dignidade que merecem”, ressalta Elisângela Araújo, titular da pasta.
Ela lembra que a medida também alcança estudantes da rede estadual de ensino e a população recolhida em unidades do sistema prisional.
Para garantir o benefício, dentre outros critérios, é preciso:
- estar inscrito no CadÚnico;
- ter renda mensal de até R$ 218,00;
- ser estudante de baixa renda da rede pública;
- estar em situação de rua.
*Ler matéria completa no G1.
0 comentários:
Postar um comentário
Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Ubatã Sul Notícias. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.