A Prefeitura de Ubatã, representada pelo prefeito Tinho do Vale, enviou recentemente um ofício ao Consórcio Intermunicipal solicitando apoio da Secretaria de Infraestrutura da Bahia (SEINFRA) para realizar a limpeza do rio localizado ao lado da ponte na cidade. A situação tem gerado preocupação entre os gestores locais devido ao acúmulo de detritos e ao impacto ambiental.
O secretário de Meio Ambiente, Urânio Andrade, tratou do tema com o engenheiro responsável da Chesf (Companhia Hidro Elétrica do São Francisco), Jorge Evangelista Guedes Filho, que reconheceu a gravidade da situação, mas destacou que a área está situada em uma rodovia estadual (BA), o que a coloca sob responsabilidade direta do Governo do Estado.
Paralelamente, o engenheiro responsável pela fiscalização da área, George Evangelista Guedes Filho, também demonstrou apreensão com as condições do rio, alertando para possíveis consequências ambientais e estruturais caso nenhuma ação seja tomada a tempo.
Até o momento, a Prefeitura de Ubatã aguarda um posicionamento oficial do Governo do Estado e da SEINFRA para definir os próximos passos. O prefeito ressaltou que continuará buscando soluções para o problema, mesmo que seja necessário reforçar os pedidos por intermédio de outras instâncias.
A situação deixa claro os desafios enfrentados por gestores municipais ao lidar com questões ambientais em áreas de jurisdição compartilhada, realçando a importância de maior cooperação entre os diferentes níveis de governo.
(Ubatã Sul)
1 Comentário:
Apenas quero salientar às autoridades ubatense que o dever de oficializar a SEINFRA, são os secretários respectivos dos municípios de Gongogi e Ibirapitanga, ao qual pertencem essas áreas! Se eu estiver errado, que me desculpe.
Postar um comentário
Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Ubatã Sul Notícias. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.