Policiais civis da Delegacia Territorial de Ipiaú, na região sul da Bahia, localizaram na manhã desta terça-feira (25) o veículo usado pelos suspeitos de executar a advogada Maria das Graças Barbosa, de 50 anos, conhecida como “Doutora Gal”.
O crime ocorreu na madrugada da segunda-feira (24), na Rua Francisco José de Souza, no bairro Senhora Aparecida, em Ipiaú. O carro foi encontrado abandonado e incendiado em uma estrada de barro, no Povoado de Tesourinhas, zona rural de Ibirataia, a cerca de 16 km do local do crime.
Segundo informações, a advogada vinha recebendo ameaças e foi morta por traficantes de drogas ligados a uma facção criminosa. Ainda não foi possível confirmar se o assassinato foi praticado por clientes, que seriam integrantes de uma organização criminosa, ou por traficantes rivais.
O delegado Isaías Neto, titular da DT Ipiaú, confirmou que a advogada defendia Juca do PCC, apontado como líder de uma quadrilha responsável por diversos homicídios em Ipiaú, Jequié e cidades vizinhas. Juca foi preso no dia 6 de fevereiro, em Barra Velha (SC), durante a Operação Alta Potência, realizada por policiais federais das Forças Integradas de Combate ao Crime Organizado (Ficco), policiais civis de Ipiaú e militares da Companhia Independente de Polícia Militar Central (CIPE/Central).
Até o momento, os investigadores seguem em diligências para identificar e prender os suspeitos do assassinato. Ainda não foi possível estabelecer quantos homens participaram da ação nem a motivação exata do crime.
O caso chocou a região, e a polícia reforça a importância de qualquer informação que possa ajudar nas investigações. A população pode colaborar entrando em contato com a Delegacia Territorial de Ipiaú.
(Baixo Sul)