Na última quarta-feira, 26, a Prefeitura de Ubatã promoveu uma reunião para marcar o lançamento do edital da CONAB, no âmbito do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). O encontro foi realizado no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).

E foi fruto da parceria entre a Secretaria de Agricultura, Maurício Pereira, Secretaria de Assistência Social, Amanda Carvalho e da Diretora-Geral de desenvolvimento do Município Maria das Graças (Gal).
Onde também participaram o Chefe de Gabinete José Algusto Zé Piu representando o Prefeito Tinho do Vale, Secretário de Administração Paulo Longo, José Mendes da CEPLAC e Território Médio Rio das Contas, representante da CAR Jeferson e o vereador Paulo Silva.
E os Agricultores, representantes das associações já cadastradas e novos produtores interessados em integrar o programa de agricultura Familiar.
O edital, aberto no dia 20 de fevereiro e com prazo de encerramento marcado para 20 de março, estabelece critérios rigorosos para a seleção de projetos. Durante o evento, as autoridades municipais detalharam as diretrizes e exigências para que os projetos e as associações se organizem para atender aos parâmetros do programa.
A intenção é não só otimizar a aplicação dos recursos, mas também incentivar a integração dos produtores locais e a consolidação de redes associativas que potencializem a atuação na região.
Entre os participantes, destacaram-se três associações ativas em Ubatã – Agricultoras do Uruçu, Associação Deus é Amor do Barreiro e Dois Irmãos da Mata – além de representantes de uma associação localizada do outro lado do rio, ligada ao município de Ubaitaba, e da associação Vale das Contas, também de Ubatã. O encontro contou, ainda, com representantes de outras localidades, como Ibirapitanga, Gongogi e Barra do Rocha, todos unidos com o compromisso de ampliar a abrangência do PAA.
O secretário do Agricultura, Maurício Pereira, destacou o empenho de sua pasta em valorizar programas voltados para a agricultura familiar.
“Não temos medido esforços para incentivar iniciativas como o PAA, essenciais para garantir a segurança alimentar e promover o desenvolvimento sustentável em nossa região”, afirmou Maurício.
Além das apresentações institucionais, o encontro foi marcado por intensos debates sobre a organização das associações e a necessidade de estruturar projetos sólidos, que atendam aos critérios do edital.
A participação de autoridades municipais e representantes do setor agrícola evidenciou o compromisso de unir forças em prol de políticas públicas que incentivem a produção local e melhorem a qualidade de vida da população.
Com o PAA, a expectativa é de que, por meio de uma gestão integrada e da colaboração entre as diversas entidades presentes, a agricultura familiar se fortaleça e contribua significativamente para o acesso a alimentos saudáveis, promovendo a inclusão e o desenvolvimento regional.
(Ubatã Sul)