O Governo da Bahia lançou na manhã, desta última quinta-feira, 20, em Ipiaú, o projeto Parceiros da Mata, uma iniciativa voltada para o fortalecimento da agricultura familiar e a preservação ambiental. Com um investimento de R$ 750 milhões até 2030, o programa beneficiará 352 mil pessoas em 77 municípios, incluindo Ubatã.
O projeto, coordenado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), prevê ações como recuperação de nascentes, proteção da Mata Atlântica, acesso à água potável, incentivo à agroindústria e inclusão produtiva. O financiamento vem do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA), com contrapartida do Governo do Estado.
Antes do evento, o governador Jerônimo Rodrigues recebeu representantes de associações rurais, incluindo a Associação Deus é Amor do Barreio, a Associação Dois Irmãos da Mata e a Associação das Mulheres do Uruçu, que entregaram cestas de produtos cultivados na zona rural de Uruçu, em Ubatã. As entidades são referências na produção agrícola local e serão beneficiadas pelo projeto com melhorias na infraestrutura e incentivos à produção sustentável.
O secretário estadual de Desenvolvimento Rural, Osni Cardoso, ressaltou que a iniciativa dará atenção especial à região da Mata Atlântica, onde se destaca a produção de cacau pelo modelo Cabruca. “Vamos acompanhar de perto os resultados, garantindo renda e sustentabilidade ao produtor rural”, afirmou.
O secretário de Agricultura de Ubatã, Mauricio Pereira, também esteve presente e foi elogiado pelo governador Jerônimo pelo seu trabalho de apoio aos agricultores no município. Maurício organizou e foi o motorista do transporte que levou os produtores rurais até o evento em Ipiaú.
Durante a cerimônia, o governador destacou que o projeto não se limita à preservação ambiental, mas busca melhorar a qualidade de vida das comunidades rurais. “Estamos investindo em saneamento, tratamento de água, geração de emprego e renda, sempre com foco na sustentabilidade e citou também a agro industrialização”, afirmou Jerônimo Rodrigues.
O prefeito de Ubatã, Tinho do Vale, foi citado pelo governador, que anunciou que em breve visitará o município para inaugurações de obras em parceria com a prefeitura em destaque agro indústria do Barreiro, Casa de Farinha móvel, micro trator e entreposto de ovos da região do Uruçu. A chegada do Parceiros da Mata deve fortalecer ainda mais a economia rural da região, garantindo suporte técnico, financiamento e infraestrutura para os agricultores ubatenses.
Além de Ubatã, o projeto beneficiará comunidades quilombolas, indígenas, assentados da reforma agrária, pescadores, marisqueiras e ribeirinhos em diversas localidades. A iniciativa atenderá até 900 comunidades com melhorias na produção agrícola e acesso a serviços essenciais, como água potável e saneamento rural.
(Ubatã Sul)