Nesta última quarta-feira, 02, a cidade de Jequié teve um importante encontro do Projeto Parceiros da Mata, um programa do Governo do Estado da Bahia executado por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e da Companhia de Ação e Desenvolvimento Regional (CAR). O evento contou com a presença de diversos representantes dos municípios, entre eles, o diretor de departamento Luciano Gomes, o técnico agrícola Alexandre Olégario, o diretor da Bahiater Emanuel e a coordenadora da CAR, Cida.
A reunião teve como principal objetivo debater estratégias para o desenvolvimento rural sustentável na região da Mata Atlântica, abrangendo os territórios de Identidade do Baixo Sul, Litoral Sul, Vale do Jiquiriçá e Médio Rio de Contas.
A cidade de Ubatã e sua região foram diretamente beneficiadas pelas discussões e encaminhamentos, uma vez que o projeto busca promover melhorias na renda das áreas rurais, garantir segurança alimentar e nutricional, ampliar o acesso a serviços básicos e incentivar a adaptação às mudanças climáticas.
Para os participantes, o encontro destacou a importância de políticas públicas voltadas para o das organizações e a proteção dos recursos naturais.
"Estamos comprometidos em garantir que as áreas rurais tenham acesso a mais oportunidades, promovendo um desenvolvimento equilibrado e inclusivo", destacou Cida, coordenadora da CAR.
O Projeto Parceiros da Mata tem um impacto na vida de mais de 352 mil pessoas em 77 municípios, tornando-se um modelo de desenvolvimento regional sustentável. O evento em Jequié reafirmou o compromisso dos representantes dos municípios com a implementação de ações concretas para impulsionar a economia rural e melhorar a qualidade de vida da população.
PRINCÍPIOS
Proteção dos recursos naturais
Conservação da Mata Atlântica, garantindo a sustentabilidade dos recursos naturais da região.
Crescimento ambientalmente sustentável
Promoção de práticas produtivas que conciliem o desenvolvimento econômico com a preservação ambiental, assegurando um futuro sustentável para as populações rurais.
Aumento da renda e diversificação da produção rural
Fomento à agricultura familiar, diversificação das atividades produtivas e das agroindústrias, visando melhorar a renda e a segurança alimentar das famílias rurais.
Ampliação do acesso a serviços essenciais
Melhoria da infraestrutura básica, como acesso à água potável, saneamento rural e infraestrutura hídrica, para elevar a qualidade de vida nas áreas rurais.
Focalização no público prioritário
Atenção especial a jovens, mulheres, povos originários e comunidades tradicionais (quilombolas, pescadores/as, marisqueiros/as, entre outros).
(Ubatã Sul)