A Prefeitura, por meio da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB), realizou uma reunião para planejar a Caravana de Combate à Monilíase do Cacaueiro, doença fúngica que ameaça a produção cacaueira. O encontro que aconteceu nesta semana na Prefeitura Municipal de Ubatã reuniu engenheiros e secretários do município para discutiu medidas de prevenção e controle do fungo.
Participaram os engenheiros agrônomos Pallomma Menezes (Gerente Vegetal da ADAB – Território Médio Rio das Contas) e André Bispo, além do Secretário de Agricultura, Maurício Pereira, e do Secretário de Meio Ambiente, Urânio Andrade. O Prefeito Tinho do Vale também declarou apoio à causa, reconhecendo a importância da mobilização para evitar a disseminação da doença.
A Monilíase do Cacaueiro, causada pelo fungo Moniliophthora roreri, pode comprometer até 100% da produção. Os sintomas incluem manchas marrons nos frutos e uma esporulação esbranquiçada, facilitando a propagação.
A caravana será voltada para produtores, técnicos, estudantes e autoridades e até mesmo os comerciantes, tem o objetivo de conscientizar e capacitar a comunidade sobre práticas de prevenção. O esforço conjunto busca evitar que a doença atinja as lavouras locais e afete a produção de cacau.
(Ubatã Sul)